Playlist - Recordar é Viver
- Jhonny
- 12 de jul. de 2016
- 6 min de leitura
Não precisa ser velho para sentir saudades dos anos 90’ - 2000’. E se tem uma coisa que marca as nossas vidas e tem o poder de trazer todo tipo de sensações, essa coisa se chama música. Quem nunca pagou de desinteressado ou tímido, mas em casa se acabava de dançar “Bom xibom, xibom, bombom! (Tan nã nã nã)? Ou então, “Baba baby, baby baba!”?
Vamos ter nessa playlist alguns sucessos que não saíam das nossas cabeças e mesmo hoje, ainda aparecem de vez em quando pra trazer o maravilhoso sentimento de nostalgia e para te fazer lembrar que o tempo está passando.
Nessa primeira lista, focaremos em hits nacionais, nas próximas, damos lugar aos gringos. Sem mais delongas, vamos a lista!
Xibom Bombom - As Meninas
A banda "As Meninas" foi formada em 1997 na Bahia. Ao longo da carreira já eram conhecidas, mas em 1999 lançaram o cd que traria o seu maior sucesso: “Xibom Bombom”. Não é necessário dizer muito sobre essa música, todo o Brasil passou anos cantando e dançando, mesmo que não soubesse a letra e ficasse só no “bombom”. Letra essa que, se você for de humanas e resolver problematizar, traz um uma bela análise social válida até hoje.
“Quero me livrar
Dessa situação precária
Onde o rico cada vez
Fica mais rico
E o pobre cada vez
Fica mais pobre
E o motivo todo mundo
Já conhece
É que o de cima sobe
E o de baixo desce”
Vale ressaltar também que esse sucesso não foi apenas na popularidade da banda não, o CD “Xibom Bombom” venceu cerca de 150.000 cópias, e isso não é pouca coisa.
Baba - Kelly Key
Claro que não podemos falar de hits nacionais sem citar a apresentadora do Band Kids (brincadeira). Falando sério, quem hoje considera o trabalho da Anitta uma coisa super inovadora no Brasil, é porque não percebeu que Kelly Key já fez um trabalho semelhante e querendo ou não, é um dos maiores ícones quando se fala de “música pop brasileira”.
É difícil escolher um hit específico, já que a cantora emplacou diversas músicas nas paradas de sucesso, mas na minha humilde opinião, “Baba” é a melhor definição de “perdeu, vacillão!”
“E pra não dizer que eu sou ruim
Vou deixar você me olhar
Só olhar, só olhar, baba
Baby, baba”
Festa No Apê - Latino
Você vai negar até a morte, mas lá no fundo, bem lá no fundo da sua memória, você sabe que cantarolou e até dançou ‘Festa no Apê”. Latino não é um dos nomes mais fortes quando se fala em cantar e a letra dessa música também não é uma obra prima da composição, mas isso não impediu que essa música se tornasse um sucesso no Brasil inteiro e o cantor fosse em rede nacional cantar, algo puro e inocente como:
“Tesão, sedução, libido no ar.
No meu quarto tem gente até fazendo orgia.
Tá é bom. Tudo é festa
Pegação. Vou zoar o mulheril
E a chapa vai esquentar”
Vale lembra também que “Renata, Ingrata” outro hit de Latino, traz uma frase extremamente conscientizadora, alarmante e icônica:
“Renata ingrata, quem planta sacanagem, colhe solidão”
A Dor Desse Amor– KLB
Os irmãos Kiko, Leandro e Bruno , formaram a maior “boyband” brasileira, claro que o sucesso acompanhou a músicas melodramáticas e românticas da banda. O grupo já vendeu mais de 7 milhões de CDs ao longo da carreira. Dentre tantos sucessos lembrados até hoje, como “Minha Timidez”, “Ela não está aqui” e outros, a música “A Dor desse amor” fez um sucesso estrondoso.
Não tem como negar que a letra dá uma bonito poema quando se está apaixonado pela colega de escola e não sai da bad.
“Vida, devolva minhas fantasias
Meus sonhos de viver a vida
Devolva-me o ar
Sem teu carinho, meu mundo fica tão vazio
Os dias quentes são tão frios
E as noites me trazem
A dor desse amor”
As Quatro Estações – Sandy & Junior
Ta aí uma tarefa difícil: escolher apenas um hit de Sandy & Junior. Na verdade, faremos uma playlist especial da dupla. Mas pra esse momento, a música “As quatro estações” representa bem o sucesso da dupla. Todo o Brasil sabe ao menos uma música da dupla, e os hits perduram até hoje.
Quem nunca cantou a melô do outono?
“No outono é sempre igual
As folhas caem no quintal
Só não cai o meu amor
Pois não tem jeito, é imortal”
Festa – Ivete Sangalo
Claro que não podia faltar ela, a cantora com a maior reserva de energia corporal do mundo. Não é de hoje que Ivete Sangalo não faz sucesso, e seus hits são muitos, a cantora chegou a lotar o Madison Square Garden em Nova Iorque para gravação de um DVD.
Na copa de 2002 quando a seleção brasileira foi pentacampeã, a música do ano foi “Festa”. Claro que não podia faltar aqui.
“Hoje tem
Festa no gueto
Pode vir, pode chegar
Misturando o mundo inteiro
Vamo vê no que é que dá”
Vale destacar o clipe psicodélico com a participação do casting da globo e de um besouro. (?)
Tô nem aí – Luka
Em 2002, a cantora participou do reality show musical “Fama” da rede globo e mesmo não vencendo aquela edição do programa, ela gravou seu CD e a canção “Tô nem aí” começou a estoura no Brasil e o sucesso aumentou quando entrou para a trilha sonora de Malhação. O hit também levou a cantora brasileira a um sucesso internacional, ficando em primeiro lugar da parada dance na Alemanha. Com uma letra simples e melodia contagiante, não tinha quem não cantarolasse essa música, principalmente quando queria mandar uma indireta para um ex que estava passando por perto.
“Já nem lembro seu nome
Seu telefone eu fiz questão de apagar
Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página
Agora eu tô em outra
Tô nem aí, tô nem aí”
Particularmente devo dizer que prefiro a canção “Porta Aberta”, que também foi um single de grande sucesso da cantora.
Velha Infância – Tribalistas
A cada século algo aparece no mundo e depois deixar um vazio quando se vai (Falei bonito). Nesse século, os Tribalistas tiveram esse papel na música brasileira. O trio formado por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte se reuniu, gravou um único CD e se foi foi, deixando singles de sucesso como “É você”, “Já sei namorar”, “Carnavália” e outros. A música “Velha Infância” traz um sentimento leve e ao mesmo tempo profundo, triste e feliz. Enfim, faz o que uma música tem que fazer. (Emocionado aqui).
“Seus olhos, meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só”
Cerol na Mão – Bonde do Tigrão
A Furacão 2000 vive revelando novos hit no funk, mas é preciso fazer uma ressalva aqui. Talvez essa frase parece conservadora e discriminatória, mas é inegável que o funk dessa época é extremante diferente das letras esdrúxulas “cantadas” atualmente (com suas exceções, é claro), mas esse é um assunto para outro dia. O importante é que toda sala de aula tinha um grupo de alunos que sempre puxava essa música e o resto da turma entrava na brincadeira.
“Eu vou cortar você na mão
Vou mostrar que eu sou tigrão
Vou te dar muita pressão
Então martela, martela
Martela o martelão
Levante a mãozinha
Na palma da mão
É o bonde do tigrão”
Tremendo Vacilão – Perla
Dando continuidade à lista de “comparações com Anitta”, temos Perla. De maneira nenhuma a intenção é diminuir ou desmerecer o trabalho da Anitta, mas as comparações tanto com Kelly Key ou Perla são inevitáveis. Observe a linha de raciocínio: funk – funk melody – pop. Os passos seguidos, são praticamente os mesmos. Mas voltando a lista...
Com uma melodia viciante, essa música traz outra contribuição para o significado de “perdeu vacilão”. Durante muito tempo ela foi tocada em todos os lugares, chegava a ser irritante ouvir a voz da cantora em tudo quanto é canto, é inegável o seu grande sucesso.
“Prá mim já chega
Eu tô bolada
Agora quem não quer sou eu
Não te dou bola
Senta e chora
Porque você já me perdeu...”
Gostaram da lista? É claro que não é nem 10% dos hits brasileiros, mas tentei sei o mais eclético e resumido possível. Teremos mais playlist’s e conto com a ajuda de vocês para indicarem quais músicas devem ser citadas aqui. Não esqueçam de visitar nossas redes sociais e compartilhar com os amigos.
Até a próxima. =D
Comments