top of page

CD "Meu Canto" - Sandy - Resenha

  • Jhonny
  • 2 de ago. de 2016
  • 5 min de leitura

sandy leah cd meu canto resenha caixa de ideias

A cantora Sandy é conhecida em todo o território nacional, graças ao sucesso milenar da dupla Sandy & Junior. No entanto, inegavelmente, a cantora conquistou espaço no cenário musical com sua carreira solo desde seu primeiro disco em 2010 (Manuscrito).

Em Junho desse ano, foi lançado o CD/DVD ao vivo “Meu Canto”. Nesse trabalho, Sandy traz mais do que nunca, uma bela amostra de si mesma. Gravado ao vivo no Teatro Municipal de Niterói, o repertório é composto em sua maior parte, por músicas do CD "Sim" (2013), somadas a canções inéditas e regravações. Vamos a uma humilde análise das faixas que compõem o CD.

A canção tema “Meu Canto” vem como um preludio do CD, com apenas 1’55’’. A letra é um convite a conhecer mais da música oferecida pela cantora, não apenas no ouvir, mas também no sentir e entender o “canto” entoado por ela. Logo após esse convite, a cantora traz uma letra cheia de confissões em “Sim”, canção tema de seu segundo CD de estúdio. A letra versa sobre vencer as inseguranças e como ela pôde alcançar muito mais e se realizar, quando se entregou e disse “sim”. Destaque para o vocal da cantora na parte final da canção e para o arranjo que acompanha a sutileza da interprete, mas não perde a intensidade.

“Eu disse sim pro mundo

Eu disse sim pro sonhos

E pra tudo que eu não previa

Sim pro inexplicável

Eu disse sim, eu caso

Eu disse sim pra tudo que eu podia

E eu podia mais do que eu sabia”

"Aquela dos 30 ” talvez seja o maior hit do CD “Sim” e faz alusão a costumeira crise de meia idade, tida tanto por homens quanto por mulheres. As metáforas e trocadilhos são usados com inteligência e expressam bem a incerteza do tempo: “Sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem”.

Nesse momento temos a primeira regravação. Presente no CD “Manuscrito”, a música “Perdida e Salva” não teve alterações significativas em seus arranjos, o que não diminuiu a contribuição da mesma. “Segredo” traz uma das letras mais bem elaboradas do CD Sim. Com um arranjo que começa apenas com o piano e vai se intensificando até alcançar um tom dramático com a presença da orquestra de cordas, a canção pedia um pouco mais de intensidade do que foi colocado na interpretação de Sandy no coro final.

A canção seguinte é o hit “Me Espera”, com a participação de Tiago Iorc (tanto na interpretação, quanto na composição da música).

"Eu que tanto me perdi Em sãs desilusões Ideais de mim Não me esqueci De quem eu sou E o quanto devo a você Tenta me reconhecer no temporal Me espera"

As vozes soam bem aos ouvidos e a letra é bem construída. Talvez a sonoridade tivesse ficado melhor se no refrão, a divisão fosse invertida, com a voz do Tiago num tom mais baixo, mas isso não prejudicou o desemprenho dos dois. Aqui no blog, temos uma análise especial dessa canção, você pode conferir clicando aqui.

sandy leah cd meu canto resenha caixa de ideias

Saindo um pouco do clima melancólico, é a vez de “Respirar”, música inédita que em sua composição conta com a participação de Daniel Lopes, que participou do programa Superstar onde Sandy foi Jurada. A melodia da canção é leve, os arranjos e a voz da cantora acompanham a mensagem positiva da letra fazendo-a ser bem aceita pelos fãs desde que foi apresentada pela primeira vez.

Escolho Você” é uma bela declaração, onde a cantora diz escolher o amor mesmo com todos os defeitos e incertezas. Destaque para o público que marcou presença na performance. Essa música ganhou um clipe divertido com a participação do humorista Marcelo Adnet. (Confira aqui).

Agora temos a canção que pode ser considerada a melhor composição de Sandy no que diz respeito a letra. Profunda e sem rodeios, a canção "Salto" é direcionada diretamente ao marido (Lucas Lima), e a cantora descreve o processo de composição como “doloroso e arrancado do peito”. O instrumental pesado traz maturidade a faixa e faz com que seja um dos destaques do trabalho.

“Só com você desço do salto

Tiro a maquiagem

Elevo a minha voz

Baixo o tom do meu português

Posso me revelar

Falha e imperfeita

E confiar nas minhas glórias

E assim me faço inteira”

Outra regravação presente neste trabalho é “All Star” de Nando Reis. Não é novidade que a cantora gosta desta música e a interpretação dela faz jus a canção. Com leveza e sinceridade a canção soa natural ao resto do repertorio.

A participação de Gilberto Gil era muito aguardada, e não deixou a desejar. “Olhos meus” teve seu arranjo modificado e ganhou versos extras em comparação a versão de estúdio, e o dueto de Gilberto com Sandy deu o peso necessário a canção. A letra não deixa a desejar as poesias mais belas.

sandy leah cd meu canto resenha caixa de ideias

“Olhos meus olhem em volta me vejam, me mostrem

Olhos meus fujam do escuro se acendam, se façam brilhar

Nos dias frios e sem luar”

A próxima faixa é “Pés Cansados”, primeiro single da carreira solo de Sandy. Já conhecida dos fãs, a canção teve uma pequena alteração na sua introdução, onde Sandy agora toca um instrumento chamado “Autoharp”.

Colidiu” talvez seja a canção solo de Sandy que mais lembre a carreira com o irmão. Canção inédita no trabalho, parece ter sido colocada de lado do repertório de “Sim”, pois o instrumental lembra em certos pontos a canção “Escolho você”.

Tema de novela e com participação de Tati Bernardini na composição, “Morada” traz versos belos acompanhados pelo violoncelo, o que deu um toque romântico e melancólico ao mesmo tempo. A letra é linda e combinou perfeitamente com a interpretação sensível da cantora.

“Como cortar pela raiz se já deu flor?

Como inventar um adeus se já é amor?

Não me deixe preencher com vazios

O espaço que é só teu

Não se encante em outro canto

Se aqui comigo você já fez morada”

Cantiga por Luciana” entrou no repertório como homenagem ao avô da cantora, Zé do Rancho (1927 - 2015). Durante os shows da turnê Meu Canto, a cantora se mostrou muito emocionada ao interpretar a canção, contando que a gravação da mesma foi um pedido pessoal do avô.

Sempre em seus trabalhos solos e shows, Sandy traz a memória alguns sucessos do tempo de Sandy & Junior, não poderia ser diferente nesse CD. Para a alegria dos fãs, a cantora regravou o hit “Nada é por Acaso do ano de 2001.

Após o clima de nostalgia, a cantora encerra com a canção “Ponto Final”. Talvez essa não seja a melhor letra do trabalho, mas não contrasta completamente do resto das canções, principalmente pelo bom arranjo.

sandy leah cd meu canto resenha caixa de ideias

Enfim, Sandy deu mais uma prova do seu amadurecimento como artista e reafirmou seu talento musical. "Meu Canto” é um CD que traz serenidade ao ser ouvido, enquanto que o DVD mistura a beleza cênica com a beleza musical proporcionada pela cantora. Como ponto negativo, coloco a falta das canções “Refúgio” e “Saudade”, ambas do CD “Sim” e que poderiam facilmente ter substituindo “Perdida e Salva” e “Pés Cansados”, pois ainda não tiveram registro ao vivo e a letra das suas é de uma profundidade emocional sem igual. Seria um presente aos ouvido, ouvir a cantora entoar os versos de “Saudade” ao vivo. Quem sabe numa próxima?

“É, você chegou da outra vez assim

Incomodando até eu me lembrar

Que aquela flor que sabe me alegrar

Não pode estar agora em meu jardim

Ah saudade, você sempre chega

Quando eu já te esqueci

Ah saudade, em breve eu retornarei

E você vai sumir”

Que venham mais trabalhos inéditos de Sandy, aguardamos com ansiedade.

Nota: 8,5

Música Destaque: Me Espera

Ponto Alto: Qualidade vocal e Instrumental

Ponto Fraco: Repetição no repertório e supressão de música “inéditas”

Vale a Pena Ouvir: Vale muito!

Comments


Acompanhe a Gente
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
Destaques
Sugestão da Semana
 
o herói perdido livro percy jackson caixa de ideias rick riordan
Categorias
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2016 Jhony S.A. Criado com Wix.com

bottom of page